Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Você já notou um grande erro nos Evangelhos?


Gostaria de tentar esclarecer uma dúvida nos Evangelhos. Tenho escutado alguns ateus acusarem as Escrituras Sagradas de estarem repletas de contradições. Eles afirmam que a Bíblia está recheada de passagens que se opõem histórica, ideológica e doutrinariamente. Um dos textos prediletos destes "polemistas" é o evento que enfatiza a negação de Pedro. Os Evangelhos citam esta circunstância de forma divergente, acusam eles. Vamos fazer uma breve análise e tirar nossas próprias conclusões:

Pedro negou a Cristo três vezes, e na segunda vez que foi questionado, os Evangelhos sinóticos descrevem da seguinte forma:

Marcos 14:69  E a criada, vendo-o, TORNOU a dizer aos circunstantes: Este é um deles. (Se ele tornou a dizer significa que foi a mesma pessoa - e o próprio artigo que aparece no texto original deixa claro que foi a mesma pessoa.)

Mateus.26:71  E, saindo para o alpendre, foi ele visto por OUTRA criada, a qual disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno.

Lc.22:58  Pouco depois, vendo-o OUTRO, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: HOMEM, não sou.

 Diante destas citações alguns anticristãos concluem:

“Foi a mesma criada, outra criada ou um homem? Quem finalmente questionou Pedro, você pode me dizer por gentileza? Dá licença, vocês crentes são cegos! Só não enxerga esta total incoerência quem é fanático ou ignorante. Onde está a famosa harmonia dos evangelhos, podem nos mostrar? Estes crentes ainda têm a coragem de dizer que a Bíblia foi feita por Deus. Se foi Deus realmente o autor, precisamos concluir que este Deus de vocês é completamente confuso, não acham? Ele parece que nunca teve um professor de redação! Se ele não é capaz de escrever um texto coerente, será capaz de quê? Salvar o mundo? Deixem de brincadeira e parem de enganar as pessoas humildes, seu bando de picaretas!”

Temos que confessar que diante de uma leitura rápida e superficial das passagens bíblicas citadas acima, a dúvida surge realmente. Mas também precisamos afirmar que, se uma bula de remédio fosse lida desta mesma maneira irresponsável, muito dos acusadores da Bíblia já tinham morrido envenenados. Na minha humilde opinião, não é Deus quem precisa de professor, e sim alguns "pseudos" eruditos que acham que já alcançaram autonomia acadêmica.  Os donos da verdade!

Por favor caros críticos, prestem bastante atenção, coisa que vocês não fizeram até agora ao ler a Bíblia. Realmente, foi a mesma criada que questionou Pedro novamente, diz Marcos: “Este aí é um deles” [Mc.14.69]. Também foi outra mulher que o questionou segundo Mateus, [Mt.26.71]. Já em Lucas realmente foi um homem que falou: “Tu também és um dos dele” [Lc.22.58].

Então agora passamos a respoder a indagação: "Foi a mesma criada, outra criada ou um homem?" Os três. E este fato não nos coloca diante de uma confusão ou de um erro crasso. Porque os autores bíblicos usaram de liberdade para enfatizar os aspectos que achavam importantes. Cada um contribui com uma perspectiva. E isto não significa contradição, ao invés desta conclusão, nós estamos é diante de uma grande riqueza de informações. Os quadros são complementares e não contraditórios.

Eu não sei o que aconteceu, mas creio que vocês que alegam desarmonia nestas passagens, “engoliram”, ou melhor, não citaram um texto bíblico de suma importância. Eu honestamente não sei se foi por falta de atenção, ignorância ou uma confissão subjetiva dos verdadeiros picaretas. Leia por favor:

João. 18:25  Lá estava Simão Pedro, aquentando-se. PERGUNTARAM-LHE, pois: És tu, porventura, um dos discípulos dele? Ele negou e disse: Não sou.


De acordo com João, vários dos empregados lhe perguntaram: “Não és, porventura, também tu um dos seus discípulos?” [Jo.18.25]. João esclarece que, várias pessoas questionaram a Pedro na sua segunda negação. Sendo assim, há uma completa e perfeita harmonia. Nenhuma contradição. E encerro fazendo uma pequena alteração na citação de vocês acima:

“DÁ LICENÇA, VOCÊS (ANTICRISTÃOS) SÃO CEGOS! SÓ NÃO ENXERGA ESTÁ (HARMONIA) QUEM É FANÁTICO OU IGNORANTE.
Comentários
0 Comentários