Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Um equívoco bíblico!!!

Salmo 42:1
Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.

 Calma! Calma! Davi não errou. Fique tranquilo. Não houve nenhuma confusão ou equívoco. Você também não precisa começar a acusar os massoretas de ter modificado o texto. O que Davi disse foi realmente CORÇA.  Eu sei que você não gosta muito desta comparação. Você acharia melhor o salmista ter comparado você com um leão, uma águia, ou um Pitbull. Então o que será que passou na mente do maior guerreiro de Israel para escrever estas linhas poéticas?
Deixe-me te desafiar a ler o texto até o final.  Te incito a transpôr o abismo cultural que separa a tua época da época do rei Davi. Ser comparado com uma corça é extremamente interessante. Precisamos abandonar alguns conceitos anteriormente adquiridos e entender este salmo a luz da conjuntura social que o salmista viveu, e assim captar a peculiaridade da analogia.
       
         
          Talvez você já tenha lido várias vezes este salmo, mas até hoje, ainda não sabe direito o que é uma corça. Se este for o seu caso, logo baixo faço uma descrição deste animalzinho.
          No hebraico, tsebi, “beleza”. Esta palavra indica um pequeno antílope, abundante nas porções mais selvagens da Palestina. Uma curiosidade é que o nome feminino de Dorcas (At.9:36) está baseado no nome deste animal.
          É uma espécie bem conhecida por sua velocidade e força. A corça é o menor cervídeo europeu, variando de 95 a 135 cm de altura e pesando entre 18 e 29 kg. A pelagem varia de cor e comprimento, sendo curta e avermelhada no verão, longa e marrom-acinzentada no Inverno. É popularmente conhecida como a fêmea do veado. É um animal bastante corajoso e costuma fazer viagens periódicas por caminhos bem áridos.
          A corça se alimenta de folhas, brotos, cascas de árvores e também de plantas cultivadas. A média de vida de uma corça selvagem é de oito anos, podendo chegar aos 14 anos.
         A corça é normalmente um animal de hábitos solitários, um epécie independente de qualquer grupo. Ela realiza suas atividades durante o nascer e o pôr-do-sol.
        Ela possui um olfato privilegiado o que lhe possibilita sentir cheiro de água a quilômetros de distância. É capaz ainda de perceber, metros abaixo da superfície, a existência de um lençol de água.
        Estas informações me ajudaram bastante a compreender o porquê da analogia feita por Davi. Espero também conseguir aguçar seu entendimento.

ANALOGIA:
Que Deus nos permita ter a VELOCIDADE, a FORÇA, a BELEZA, a CORAGEM e um OLFATO tão apurado como o dá corça para corrermos ao encontro Dele.
Que todas estas características sirvam para que nunca possamos nos afastar  do Manancial de Águas Vivas, Cristo Jesus. 
O grande privilégio da corça é que ainda que caminhe e se depare com toda a aridez da vida, sofrimentos, tribulações e  infortúnios, sempre tem a convicção de que existe água debaixo do solo.  Os olhos comuns  não podem ver, mas ela possui dons espeicias que a tranquilizam, assim como você que é crente possui.
Saiba que basta continuar correndo, sem desistir, e mais cedo ou mais tarde o Oásis Celestial estará diante dos nossos olhos.

Que tal agora ser como um corça?
Comentários
0 Comentários