Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Guitarra é um nome bíblico

(Texto produzido para aula de grego I, Seminário do Sertão)

- Letícia? Letícia? Descobri um nome maravilhoso para o nosso filho.

- Foi mesmo amor! E qual é o nome?

- Guitarra. Não é legal?

- Você só pode ter perdido o restinho do juízo que possuía!

- É sério Lesinha!!! Amor, por favor, pare de ridicularizar as minhas ideias. Estava lendo uma revista cristã e descobri que traz prosperidade colocar um nome bíblico no filho. Esta é a razão de tantas pessoas nomearem seus filhos de Davi, Paulo, Kaleo e João. Você sabia? Eu serei o primeiro a nomear um filho de guitarra. Isto não é o máximo? Acho que além de um nome bem diferente, é também “fashion”.

- Nome bíblico? Desde quando Guitarra é um nome bíblico? Deixe de tolice! Pare de falar besteira que tenho mais o que fazer. E quer saber de uma coisa, eu odeio este nome! Lembra-me daqueles cabeludos pulando. Nunca mais pronuncie esta palavra diabólica nesta casa. Onde já se viu? E pare de dizer que este nome é bíblico homem! Deixe de falar do que você  não sabe seu “cabra” irreverente.

- Calma Lesinha! Não fique tão brava! Deixe-me de explicar melhor. Pare te tirar conclusões precipitadas. Abra sua bíblia em Daniel 3:5 

No momento em que ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da HARPA, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou.

Sei que você não sabe hebraico Lêzinha, mas eu fiz um curso por correspondência e estou “craque”. Preste bem atenção, abra bem os ouvidos. Sabe qual é a palavra em hebraico que traduz harpa? Duvido você adivinhar. É esta: קִיתָרוֹס  que transliterada fica assim qîtärôs. Guitarros!!!!

- Sério? Não estou acreditando muito nesta sua história... É brincadeira, não é?

- Claro que não! E espere um pouco que minha argumentação ainda não acabou. Agora que fiz a segunda aula de Grego I aprendi também uma palavra grega fundamental. É bom demais ser "primeiro anista". Note como sou chique: Revelation 5:8

- Espera aí, pode colocar o pezinho no freio. O que você disse do livro de Daniel eu até aceito, mas pare de querer me enrolar, pois este livro “Revelat... não sei o que”, não tem na minha bíblia!

- Lêsinha, Lesinha. Meu amor, você tem um marido “poRigRota”. Revelation é o mesmo que Apocalipse, só que em língua inglesa.

- Ah.... Agora entendi.

- Deixe-me continuar. Apocalipse 5:8 

e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma HARPA e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,

Sabe qual é a palavra que traduz harpa? κιθάρα, ou Guitara. Sabe os anciãos do Apocalipse? O texto diz que eles estão tocando Guitara para Deus, acredita? Esta é a palavra que é traduzida por harpa em português.

O marido agora com o peito cheio de orgulho afirma categoricamente:

O nome do nosso filho será Guitarra, vulgo “Gui”, porque é um nome tanto do Antigo como do Novo Testamento! Gostou? Seu marido não é um gênio?

- Entendi, que coisa interessante! Sendo assim, a partir de agora você pode voltar a falar esta palavra aqui em casa, afinal de contas é bíblica. E vou pensar se colocaremos mesmo este nome no nosso filho. Permita-me apenas mais uma última pergunta. Por que seu professor de grego escreveu em letras garrafais na sua apostila: CUIDADO COM ANACRONISMOS!

- Sabe que não sei! Este povo culto gosta de usar palavras difíceis não é?

Curiosidade:
A palavra guitarra em português veio do Espanhol guitarra, do Árabe qitar, do Grego kithara, “cítara”, um instrumento de cordas, derivado do Persa sitar, literalmente “três cordas”, de si-, “três”, mais tar, “corda”. Nas línguas modenas temos Guitar em inglês, Guitare em francês, Gitarre em alemão, Chitarra em italiano, entre outras.
A guitarra contemporânea não é o mesmo instrumento usado no A.T. e N.T, MAS QUE O NOME É BÍBLICO, ISTO É.
Comentários
0 Comentários