Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Por que você é contrabaixo?



Lucas 19:2-9

2 Eis que um homem, chamadoZaqueu, maioral dos publicanos e rico,
3 procurava ver quem eraJesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura.
4 Então, correndo adiante,subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.
5 Quando Jesus chegouàquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois meconvém ficar hoje em tua casa.
6 Ele desceu a toda apressa e o recebeu com alegria.
7 Todos os que viram istomurmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador.
8 Entrementes, Zaqueu selevantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meusbens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.
9 Então, Jesus lhe disse:Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.

      A história de Zaqueu é muito curiosa! Lucas o descreve como um homem de pequena estatura.Este é um detalhe importantíssimo nesta história. Zaqueu procurava ver a Jesus,mas era impossibilitado por ser baixo. Ele possuía uma característica física que naquela situação não o privilegiava. Mas o que Zaqueu fez? O texto nos diz que ele desistiu certo? O texto nos diz que ele ficou murmurando certo? Não. O texto nos diz que ele não desistiu de vê a Jesus. Ele correu e subiu em um sicômoro. O baixo subiu numa árvore para contemplar o mestre. Que exemplo fantástico deu este pequenino! Que dedicação! Que sacrifício! Zaqueu não mediu esforços.

O mais curioso é que o texto nos diz que ele era maioral dos publicanos e rico. Esta informação é muito relevante. Seria algo vergonhoso para um senhor importante de Israel subir em uma árvore. Isto era ultrajante e inimaginável. Ele já era pequenino e subindo numa árvore facilmente seria alvo de chacotas. Os engraçadinhos de plantão rapidamente poderiam dizer: “olha a fralda do bebê Zaqueu”, “Ei nenê, cadê a sua chupeta?”. Risos!!!, sei que Zaqueu não vive no século XXI,  mas não resisti. Com certeza as zombarias daquela época deveriam ter suas próprias peculiaridades. Mas que seria zombado, isto seria!

Normalmente o desejo de alguém abastado é que venham até ele. Que se sacrifiquem por ele. Zaqueu era um homem diferente. Ele não se importava com as brincadeiras, com a vergonha que passaria. Ele queria era ver a Jesus. Que exemplo! O desejo desmedido de Zaqueu foi contemplado com a salvação de sua casa. O baixo finalmente pôde adorar a Deus. 

Quer um conselho? Não meça esforços, busque a Jesus! Não importa o seu tamanho. Não importa se você é magro ou se você é gordo, não importa se você é homem ou mulher, não importa se você é criança ou é adulto, não importa se você é alto ou baixo. Esta história inspirada nos ensina que Jesus não é preconceituoso e nõa julga pela aparência. Deus reconhece os sacrifícios sinceros. Jesus Cristo busca pessoas que o adorem genuinamente e estejam dispostas a fazer qualquer esforço para adorá-Lo em espírito e em verdade.

      Você que ainda não conhece a Jesus, saiba que o cristianismo não é contra negro, não é contra índio, não é contra deficiente. E para não sermos acusados de termos caido na cilada da “descontextualização”, temos que afirmar: Jesus não é contrabaixos, que o diga Zaqueu.
Comentários
0 Comentários