Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Você sabia que sorrir é uma ordem biblica?

(Devocional - Culto de oração _16/05/2012)
Leitura bíblica: Lc.6:22,23


22  Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem.
23  Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; pois dessa forma procederam seus pais com os profetas.


      Quero rapidamente meditar sobre uma ordem muito descumprida por todos nós.  Temos aprendido desde pequeno que os sentimentos e os estados de espírito são completamente independentes e alheios ao nosso controle. Sendo assim, a alegria por exemplo, não passa de um efeito produzido por um bom motivo ou uma agradável razão.

Aprendemos com a vida que devemos ficar isentos de responsabilidades por não termos como gerar um sorriso nos lábios e um coração exultante de alegria. Normalmente as situações que vivenciamos se encarregam de dar a luz a estes sentimentos. Acabamos praticamente sendo levados como uma onda pelas circunstâncias que nos acometem. Mas será que realmente somos completamente alheios às afeições que brotam nos nossos corações? Será que devemos ser plenamente passivos as estas disposições afetivas? Se a resposta for sim, como então explicar Jesus Cristo usando um imperativo, ou seja, nos dando uma ordem em relação à alegria? Se eu não posso fazer nada, então que sentido possui um mandamento como este?  

A importante lição é que Jesus Cristo está colocando sobre os nossos ombros uma grande responsabilidade. Devemos viver alegres independente da vida está sorrindo para nós. Independente de ter alguém contando piadas ao nosso redor. Independente de tudo está dando certo.[1]

Notem que este mandamento nos é dado em meio a uma situação crítica. Se você prestou atenção deve ter notado algumas palavrinhas nada agradáveis. Como por exemplo temos: “vos odiarem, vos expulsarem, injuriarem, rejeitarem.” E é neste contexto que você é exortado a ter um coração alegre.[2] Ter alegria em meio a tanta tribulação parece ser impossível. Jamais a alegria que nós conhecemos empiricamente brotará espontaneamente nestas circunstâncias. É exatamente por isso que somos advertidos a tomar a decisão de ser alguém alegre. Porque razões nós temos de sobra. Ou não temos?

Lembre-se: Abandone esta ideia infantil de esperar a alegria chegar. Nós não podemos viver em função das situações agradáveis. A vida não é composta apenas de momentos eufóricos. Na realidade, a maior porcentagem da nossa vida terrena não é feita de prazeres.  Sendo assim, quando estiver triste, desanimado, desconsolado, melancólico; lembre-se que você precisa tomar a decisão de se alegrar. E você tem todas as condições para conseguir esta proeza, pois afinal, a alegria é fruto do Espírito Santo. Você não é fonte da alegria, mas pode facilmente lançar mão deste recurso, pois está ao seu alcance.

Diga para o seu próprio coração: “Amigo véi, as coisas vão mudar por aqui! Agora eu serei alegre mesmo em meio a esta situação caótica que estou passando, porque  Cristo não me deu a opção de viver tristonho. Eu precido ser fiel  e para isto vou obedecer a esta ordem maravilhosa.

Alegria, alegria, alegria...




[1] PIPER, John. Uma vida voltada para Deus.
[2] PIPER, John. O que Jesus espera de seus seguidores.
Comentários
0 Comentários