Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A mão de Deus

(Trecho da conferência que será realizada em João Pessoa - Igreja Batista do Bessa)

No livro de Isaías aparece uma palavra hebraica muito importante. O contexto onde ela pode ser visualizada é classificado como o "chamamento de Isaías". O termo que desejo enfatizar aparece em Isaías 6:8 e é traduzido em nossas Bíblias por “envia-me a mim”.  Podemos pensar neste verbo “enviar” como tendo pelo menos dois significados básicos:

 Em hebraico (xlv) significa o ato de Deus enviar homens numa missão oficial como seus embaixadores. A curiosa peculiaridade deste vocábulo hebraico é que ele possui também a carga semântica de alguém que “estende a mão”. Ou seja, podemos pensar que Isaías estava se dispondo a ser a extensão das mãos de Deus aos povos perdidos. Note que este mesmo verbo aparece com esta conotação nas seguintes passagens abaixo:


I Sm. 24:6 - ...O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR.


Ez.17:6  Ela cresceu e se tornou videira mui larga, de pouca altura, virando para a águia os seus ramos, porque as suas raízes estavam debaixo dela; assim, se tornou em videira, e produzia ramos, e lançava renovos.

           A disposição de Isaías vai muito além de cumprir uma simples ordem. O profeta estava se entregando de corpo e alma, desejoso de que pudesse ser a mão amparadora e cuidadosa de Deus para a sua nação. Ele estava desejoso de ser o galho de uma árvore que ao se estender consegue produzir sombras e frutos para este mundo desértico e escaldante.


E você está disposto a professar como Isaías?

Senhor "envia-me a mim".
Comentários
0 Comentários