Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de março de 2012

Só acredito vendo!

Não é incomum encontrar esta máxima na boca de céticos. "Tenho que ver para crer!", "só acredito vendo com estes dois olhos que a terra há de comer". Estas são frases de efeito que declaram uma filosofia de vida que talvez muitas pessoas nem saibam. Somos frutos de uma sociedade industrializada e amante da metologia do trabalho científico. Nosso coração é carregado do que a Filosofia classifica como Naturalismo ou Empirismo. Para que eu acredite em algo ou em alguém é preciso haver provas incontestáveis. Eu preciso me certificar com 100% de certeza que algo é verdadeiro para que eu possa aderir e confiar. Algumas perguntas se fazem relevantes a esta altura: Você tem certeza do amor desinteressado de sua esposa ou marido? Você pode medir este sentimento, assim como 1 + 1 é igual a 2, ou você aceita e confia? Você tem certeza de que você possui algum valor, mesmo sendo apenas mais um dentre mais de 6 bilhões de pessoas? Você pode provar experimentalmente? Você tem certeza da sua missão nesta vida, do porquê de sua existência? Pode provar com alguma fórmula matemática? Você tem certeza de que se você morrer acabou tudo, que não haverá realmente um julgamento, um ceú e um inferno? Quais são as suas bases para defender esta tese categoricamente? Você tem certeza que existirá um amanhã para você? Você tem certeza que acordará amanhã cedinho? Você tem certeza que alcançará os seus alvos? Você tem certeza absoluta que não existe um Deus?

A verdade é que não temos como postular teses, paradigmas ou certezas indubtáveis para as perguntas mais cruciais da vida. Você tem certeza de várias coisas, mais se for parar um pouco para pensar, os objetos de nossas certezas são sempre sem grande valor. Que diferença faz saber que 1 + 1 é 2? Que diferença faz saber com ceretza que o céu é azul? Que diferença faz saber absolutamente que seu gato se chama Rodolfo? Isto é importante, mas não é essencial. Compare esta certeza, com a certeza do amor do seu conjuge ou com o amor de Deus por você.

Preste bem atenção: As verdades que realmente importam, as que realmente fazem diferença naas nossas vidas, as que realmente são valiosas, são todas encobertas por incertezas e dúvidas. É para todas estas verdades é preciso fé. O grande problema do homem é querer ter todas as coisas sob controle, inclusive a existência de Deus.

"Um antigo imperador pagão visitou um rabino chamado Ben Hananias e exigiu que este lhe mostrasse Deus. O Rabino respondeu que o pedido era impossível de atender. Não querendo ser ignorado, (algo típico da arrogância humana) o imperador insistiu e bradou: se nao vir também não crerei! Ben Hananias levou o imperador ao meio-dia para fora do templo e pediu-lhe que olhasse por alguns segundos para o sol. "Isto é impossível!", protestou o imperador. O rabino respondeu que, se o imperador não podia nem mesmo encarar o brilho do sol, como poderia contemplar Deus em toda a sua glória?
Comentários
0 Comentários