Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de março de 2012

Só acredito vendo! 2

Na publicação anterior falamos de dúvidas e incertezas que são inerentes às coisas preciosas e importantes da vida. Também falamos que esta expressão, "só acredito vendo" é fruto da nossa herança cultural e da arrogância humana. O homem ainda continua acreditando que é a "medida de todas as coisas". Que pode decidir se Deus existe ou não.

O que mais me impressiona é que podemos achar este mesmo ceticismo em relação a Jesus Cristo no próprio Novo Testamento. E o mais desnorteante é que estas incertezas estão sendo proferidas por um apóstolo, ou seja, homens que presenciaram e viram de perto as obras e milagres realizados por Jesus. Este homem que não é fruto das ideias racionalistas, pois viveu no século I, se chama Tomé. Este discípulo de Cristo afirmou: "Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei." Jo.20:25

Ele não conseguia crer que Cristo havia ressuscitado. Quando as pessoas lhe contaram, ele simplesmente foi sincero e disse: "Não acredito!", ou, "Só acredito vendo!" Deus poderia tê-lo deixado incrédulo, mas a misericórdia de Deus foi plenamente evidenciada. Depois de passados 8 dias, Jesus aparece para Tomé e o diálogo entre eles foi o seguinte: "Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!" Jo.20:26-28.

O desejo de Tomé foi satisfeito, ele viu a Deus na pessoa do Filho. Note que ele reconhece que Jesus é Deus. Alguns grupos como os "Testemunhas de Jeová" têm grande dificuldade em aceitar esta declaração de Tomé literalmente. Eles afirmam que as palavras do apóstolo não passam de uma exclamação de pura surpresa: "Meu Senhor!" "Meu Deus!" Mas é difícil aceitar esta interpretação com seriedade. Significaria que a primeira reação de Tomé, ao ver e ser convidado a tocar o Jesus ressuscitado, era blasfêmia. É inconcebível que um judeu piedoso como Tomé usaria, em seus lábios, a palavra "Deus" como uma exclamação profana. E o pior é que Jesus ainda teria aprovado tal blasfêmia, visto que aprovou as palavras de Tomé no versículo seguinte. Este tipo de exclamação usando a palavra "Deus" era algo inimaginável naquela época. Lembre-se que os judeus jamais falavam o nome de Deus em vão. Usar o nome de Deus como usamos banalmente hoje era arriscar a própria vida. "Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. (Ex.20:7) Além de falta de conhecimento cultural, ainda temos um problema exegético. O texto afirma: Senhor meu e Deus meu! Esta pequena palavra "e" torna impossível esta interpretação.

Fato é que Tome reconheceu Jesus como Deus, mas você pode está afirmando: "Se Cristo aparecesse também para mim eu acreditaria! Para encerrar este post, deixe-me te apresentar o final do diálogo entre Tomé e Cristo.
"Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram." Jo.20:29. Aqui nós temos uma exortação a Tomé. Sinta-se também exortado. Podemos neste momento vê a cabeça de Cristo a balançar negativamente em desaprovação e dizer: Não meu filho! Você é alguém que afirma que só acredita vendo? Deixe-me te dizer algo: Tem uma vida mais feliz aquele que não precisa vê com olhos físicos. É mais feliz aquele que consegue perceber com os olhos do coração. Meu filho tenha fé e achará o descanso e a felicidade!
Comentários
0 Comentários