Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Críticas aos atuais "evangélicos".


Faz um tempinho que não publico nada... mas a falta de tempo não poderia fazer-me desistir desse espaço tímido que tenho tentado erguer... essa semana um amigo me mandou, via facebook, um link com uma reportagem de título "A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico". Com um ar de "vai sobrar pra mim" dei uma lida generosa; uma, duas, três vezes... E sinceramente, acho que a repórter tem razão... Não é fácil para alguém que não crê na existência de Deus sair ileso desse tiroteio de denominações e religiões, em especial no Brasil. Mais ainda, é difícil para um ateu não tocar no assunto de religião, com pessoas que respiram tal coisa 24 horas por dia. Complicado para o ateu tentar manter sua pessoa livre de preconceitos, de piadas grosseiras, de rótulos como "Satanás", imoral, escória da humanidade. Bem difícil mesmo. O "Brasil cada vez mais evangélico" é assim mesmo (quando coloco o "Brasil cada vez mais evangélico" ou "os evangélicos", me refiro a maioria, não a todos).

Ele tenta "impor" o evangelho às pessoas, pelos "milagres e bençãos" dos seus pregadores; pela vida financeira de vitória em Cristo; ou simplesmente por uma satisfação pessoal, um bem-estar. Para estes evangélicos, a decisão do ateu não aconteceu pois "...Jesus não o pegou ainda..." parafraseando com o que a autora do texto colocou. Não estou desconfiando nem menosprezando o poder de Cristo... mas acho esse argumento um pouco falho.

O "Brasil cada vez mais evangélico" é fruto de pregadores que não querem saber da salvação das almas, não querem saber da vontade do Pai, querem crescer, ganhar dinheiro, prosperar! Os ateus usam isso como desculpa e estão certos! E os seus adeptos, os "evangélicos" são pessoas que não tem o mínimo conhecimento de filosofia e/ou teologia da sua própria denominação... elas não sabem no que acreditam, não sabem no que sua igreja acredita, não sabem no que as outras igrejas e pessoas acreditam (doutrinariamente)!

Aceitam o que seus líderes bradam nos púpitos sem o mínimo de esforço de interpretação; sem conhecimento doutrinário, bíblico, realmente é difícil de fazê-lo. Adoram as programações com 3 horas de música e 20 minutos de pregação; após a pregação, após "a bença", o "fôgu consumidô", pergunte: - Amigo, qual foi o tema da pregação?, e escute o silêncio; se é que alguém consegue escutar alguma coisa com as milhares de línguas sendo faladas nas igrejas neopentecostais. Um povo sem conhecimento do seu Deus. Me envergonho de ser chamado "evangélico".

Sou cristão. Sim, cristão somente.

É também difícil para os cristãos que tem conhecimento da palavra, que tem amor ao seu Deus, ser comparado com tais pessoas, sem poder fazer nada. É triste estarmos passando de "vítimas" para os "bandidos". Há algum tempo atrás, o contrário acontecia. Nós, cristãos, éramos bombardeados de preconceitos, discriminação e intolerância; hoje somos sinônimos de tudo isso.

Sim ateu, você que não é intolerante, que não julga ou impõe sua "não-fé" às pessoas, você que é um "cara legal", nesse Brasil, a vida é dura.

Mas também queria lembrá-los, que no MUNDO, os cristãos são chacotados, ironizados, diminuídos intelectualmente, e por que não dizer perseguidos por sua fé por alguns dos principais ateus, os quais lançam livros baseados mais em ódio da religião, em especial do cristianismo, utilizando ações infundadas de outras religiões para desmerecer e atacar-nos, ao invés de evidências ou argumentos em prol do ateísmo.

Alguns de vocês nos tratam com desdém mortal. Isso também não é legal. E isso é mundial.

Os debates entre ateus e cristão são recheados de ironia e piadas dos ateus para com os cristãos com objetivo de diminuir-nos, tentando afetar nossa estima e intelecto. Creio ser muito mais difícil para os cristãos viverem nesse mundo "ateu-evangélico" do quê para os ateus, no "Brasil cada vez mais evangélico".

Se meus conselhos fossem realmente preciosos a ponto de se você lendo isso de forma crítica, achares que é viável seguí-lo, diria para os três grupos que citei:
"Brasil cada vez mais evangélico", estudem, meditem na palavra, no seu contexto histórico, exegese e hermenêutica; estudem filosofia, ética cristã e apologética. Estudem e saiam dessa situação não só constrangedora, mas enganadora!

Ateus, em parte, a reclamação de vocês procede. Mas, observem o que seus líderes fazem e como tratam os cristãos. Estejam abertos às conversas filosóficas, sem medo.

Cristãos, força e temor do Deus vivo.
Comentários
0 Comentários