Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fingir, fugir ou dispor-se: o exemplo de um "Não-exemplo"


Lucas 10:30-37... quem não conhece essa passagem??!! É sempre interessante observarmos a ação de cada personagem e compará-las com nossas ações e seus efeitos nas vidas do nosso próximo... Jesus cita diversos tipos de pessoas: 1º - a vítima, um homem qualquer vindo de Jerusalém, que acaba nas mãos de salteadores, apanhando até ficar "meio-morto", ou seja, apanhando um bocado!!! (é interessante Cristo dizer "um homem" já que os outros, caracterizou bem); 2ª - um sarcedote, alguém da tribo de Levi que servia ativamente no templo, responsável pelos serviço como sacrifícios, etc; 3º - um levita, nascido na tribo de Levi, cuidava da guarda de toda a congregação, da tenda da congregação, administrava o ministério do tabernáculo, e cuidava de todos os utensílios da tenda da congregação e da guarda dos filhos de Israel, para administrar o ministério do tabernáculo, quando no deserto; 4º e ultimo - um samaritano; a divisão do reino de Israel, no reino do Sul (Judá) e do Norte (Israel) causou o enfraquecimento da nação e uma "misturinha" deste com os assírios que os escravizaram por um tempo, dando origem (de acordo com alguns historiadores, não sei ao certo) aos samaritanos.

Tudo bem, História a parte, o que tem haver os Judeus, o Samaritano e o homem que "apanhou um bocado"?! Bem, os samaritanos não eram bem vistos pelos judeus, pois além de serem a mistura de povos, não aceita de acordo com Deuteronômio 7: 2-4, os samaritanos diziam ser o monte Gerazim o local onde se deveria adorar a Deus... aí meu amigo, os judeus e samaritanos... não se davam nada bem mesmo. Certo... disso sei que você já sabe... mas o que Jesus colocou é: os altos judeus, o sacerdote e o levita, fingiram e fugiram da ajuda que deveria ser oferecida... enquanto que o samaritano, alguém "Não-exemplo" fez o que realmente agradava a Deus. "- É isso também eu já sabia!!!" Calma amigo leitor... o real exemplo deixado pelo samaritano chega a nós de forma diversa... pense bem... quantas pessoas "apanham um bocado" dos seus vícios e pecados, das abominações, das perseguições espirituais, dos falsos ensinos, das falsas esperanças??? Quantas pessoas padecem ao nosso lado, sem que ao menos NÓS olhemos e pensemos, Senhor tem misericórdia!

Quantos pré-julgamentos temos feito de pessoas que necessitam bem mais que um "Perdoe, não tenho nada, vá com Deus"... quantas oportunidades temos deixado passar, por nossa arrogância e presunção, achando-nos superiores... Quem estaria disposto a deixar tudo para ajudar alguém que "apanha um bocado" do mundo??? Jesus nos convida a ser mais do que meros expectadores da Sua graça... Ele nos ORDENA: IDE! ESTENDE A MÃO A TODO HOMEM CAIDO! Muitos já tem feito isto. E você???? Não precisa ir até a África como o irmão Heron do vídeo a seguir... basta falar do amor de Deus para seus amigos, vizinhos, pais, irmãos... ou simplesmente indicar este blog... e orar para que Deus nos dê a oportunidade de estender a mão a todas as pessoas!!! Jesus estende todo o Seu ser, morrendo na cruz para salvar a todo aquele que N´Ele crê... Se você não o recebeu, receba-o... e ajude-nos a levantar outros, NESTE MUNDO DE DISTANTES PRÓXIMOS...



QUE DEUS NOS ABENÇOE!!!!!!!!
Comentários
0 Comentários