Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

Virulência mundana e seus danos à saúde espiritual.

Na natureza, diversos seres causam inúmeras doenças... vírus, bactérias, fungos, protozoários e animais de diversas categorias somam forças para sobreviver à custa do seu hospedeiro... na vida espiritual também é assim...

Como nossa saúde espiritual pode ter seu sistema de defesa enfraquecido e também como podemos resistir às doenças mais virulentas??? As doenças físicas, causadas por alterações ambientais (mudança de temperaturas, colonização do nosso organismo por microorganismos, etc.) ou alteração no DNA (as diversas síndromes) "apareceram" depois do contágio do homem com a doença espiritual. No Éden, ao desobedecer a Deus, o homem "adoeceu". Já houvi muitos pregadores dizerem: "O vírus do pecado..." como forma de comparar a potência do pecado na vida do homem... e acredite... é mais ou menos assim.

Na verdade, o primeiro pecado foi quem destruiu as defesas espirituais deixando expostas nossas fraquezas, em especial, nossa incapacidade de chegar a presença de Deus: "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo {pela graça sois salvos}," Ef.: 2.4,5. A morte veio do pecado; "Porque o salário do pecado é a morte..." Rm. 6:23a. As defesas imunológicas espirituais estavam perdidas... mas como Médico dos Médicos, para curar os doentes, Jesus veio para salvar-nos... "E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento." Mc.2:17. "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." Jo. 10:10.

E sem dúvida alguma vale salientar, que a vida dada por Jesus, não pode ser perdida, "E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão." Jo. 10:28. Mas ao pecarmos, nossa imunidade espiritual cai, podendo levar a sérias consequências... Cada pecado é como uma variação de um vírus... aos nossos olhos, mentir não é como roubar, mas ambos são pecados... e no caso, para um cristão, qualquer um dos dois pecados tendem a quebrar a comunhão deste com Deus.

Viver uma vida sem temor, sem oração e leitura da palavra é como já estar doente e jogar-se em um local sujo, sem luz e úmido... é dar oportunidade às doenças oportunistas do mundo, que aparecem como vantagens ou uma "mão amiga"... abraçar-se com as práticas do mundo é pedir encarecidamente para torna-se um cristão fraco e apático, que não vê problema algum em "automedicar-se" afirmando que não tem problema nenhum. Da mesma forma que algumas doenças físicas, as doenças espirituais só podem ser constatadas por meio da descrição ou "confissão" do estado do doente!!! ????? "Não entendi!!! "Pra você saber qual a cura da doença, não deves se consultar com o médico??? E literalmente, "confessar" quais os sintomas que estás sentindo... pois é com Deus é do mesmo jeito... devemos confessar nos falhas, para que Ele nos cure..."Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." I Jo. 1:9.
Além desta principal recomendação, a bíblia tem uma "receita médica" importantíssima para a vida cristã:

I Ts. 5:12-23:

"12 - E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;

13 - E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.

14 - Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.

15 - Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.

16 - Regozijai-vos sempre.

17 - Orai sem cessar.

18 - Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

19 - Não extingais o Espírito.

20 - Não desprezeis as profecias.

21 - Examinai tudo. Retende o bem.

22 - Abstende-vos de toda a aparência do mal.

23 - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".

Viver por essas recomendações é ter uma vida cristã saudável e frutífera...
Afinal, o que Jesus mais quer de nós... é que PRODUZAMOS FRUTOS!!!!
Comentários
0 Comentários