Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Só perdoarei esta pessoa, se ela implorar de joelhos.


34  ...Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem... Lucas 23:34
 
"Eu jamais perdoarei todo o mal que essa pessoa me fez! Eu morro, mas não perdoo. Eu só perdoo esta pessoa, se um anjo descer do céu e me implorar. Só perdooo se ele vier até mim de joelhos. Morro e levo para o caixão tudo o que esta pessoa me fez. Não posso perdoá-la, porque está morta para mim."
Como é comum presenciar este tipo de reação! Como estas frases estão constantemente aparecendo nos bancos das praças. Todo este fel é detilado de pessoas que foram picadas por um veneno peçonhento. O grande rancor, mágóa e ódio que nutrem, são visíveis no pretume de seus olhos. Mas será que este é o melhor caminho? Será que entesourar estes sentimentos danosos em um baú lustrado é a melhor atitude? Como será que Deus deseja que você reaja? O que Deus quer que você sinta? Saiba que a opinião de Deus é muito importante, por isso, você precisa parar por alguns segundos e olhar para os ensinamentos da cruz de Cristo.
Sabe o que observamos ao olhar para cruz? Sabe como Jesus reagiu aos seus inimigos? Com uma atitude completamente diferente da que foi descrita acima. Uma reação contrária a nossa natureza humana caída. Jesus não cedeu a imposição do mundo. Ele não reagiu como todos reagem. Ele frustrou todas as expectativas malignas, ao dizer: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem". Que atitude sublime! Que nobreza! Que altruísmo!
Jesus nos ensina de maneira belíssima que o perdão deve começar no coração do ofendido. Como assim? Será que você pode me responder quem estava a pedir perdão a Jesus naquele momento de agonia na cruz? Os soldados? Os judeus? Herodes? Pilatos? A resposta é: ninguém. Você pode identificar quem estava pedindo perdão para Estevão em Atos 7, quando ele foi apedrejado? Fariseus? Saduceus? Escribas? Saulo? A resposta é: ninguém. Isso mesmo, ninguém pediu perdão, mas o pderdão foi concedido. Jesus estendeu a destra do perdão e Estevão andou nos mesmos passos do Mestre.
Note que o processo do perdão começou no coração do ofendido. Quando alguém faz algum mal contra nós, precisamos entregar esta pessoa a Deus. Devemos deixar a misericórdia de Deus quitar a dívida e zerar a conta desta pessoa conosco. Daquele momento em diante, aquela pessoa passa a não nos dever mais nada. E se um dia ela vier a nos pedir perdão, então de maneira pública, nos apenas exteriorizaremos o perdão que já havia sido concedido no coração.
É fato que quem magoa tem a obrigação de pedir perdão. Não estamos anulando esta verdade. Estamos apenas afirmando que se esta pessoa que te ofendeu nunca te pedir perdão, mesmo assim, ela precisa já ter sido perdoada no seu coração. Você não pode guardar este rancor. Você precisa lançar fora este sentimento que só te faz mal.
Quer um conselho?
 Perdoe, pois este é um maravilhoso remédio para alma. Lembre-se: "elas não fazer o que fazem."
 

Comentários
0 Comentários