Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Quer andar sobre as águas? DESÇA DO BARCO.


 

E ele (Jesus) disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Mt.14:29
Quero tentar te mostrar uma perspectiva um pouco diferente desta história. Normalmente atentamos para o momento em que Pedro afundou. Nos focamos na sua pequenina fé. Não quero nem por um momento, menosprezar esta verdade e este foco. Desejo apenas te apresentar um Pedro que talvez você ainda não tenha notado. Que Deus te abençoe e desafie durante a leitura deste Post.
Não sei se você já notou, mas só existem duas pessoas registradas nas Escrituras que andaram sobre as águas. O Senhor Jesus Cristo e um homem tão pecador, frágil e debilitado quanto nós. O diferencial deste homem em relação a muitos de nós é que ele era ousado, audaz e corajoso.

Este homem que tinha por nome Simão Pedro, foi o único, preste bem atenção, o único dentre os doze do barquinho que teve a inesquecível experiência de andar com Jesus sobre as águas. O único homem na história que podia afirmar que um dia viu seu corpo vencer a lei da gravidade. O único homem que sentiu seus pés tocarem o sobrenatural. Pedro viu a natureza lançar o tapete vermelho para ele desfilar. Pedro foi o único homem que experimentou o poder de Deus na sua vida de maneira muito especial. O único homem que aprendeu por experiência própria que não há limites para o poder de Deus. Mas sabe por que ele pode vivenciar este momento tão inesquecível? Porque Pedro não se conformou.

As ondas sacudiam o barco, muito vento, frio, noite densa, muita escuridão e algo se aproximando vindo sobre as águas. Não é a toa que o texto nos diz que eles estavam aterrados. Estavam tomados de medo a ponto de gritar. Agora imaginem a cena: doze homens barbados, adultos, pais de família, acostumados com o mar, e mesmo assim, estavam a gritar desesperadamente como crianças apavoradas.

Eu imagino todos abraçados fortemente. Fechando os olhos e não querendo se mover do lugar. Mexer um membro do corpo sequer. Paralisados de terror. Notem que todos estavam no mesmo barquinho, sentindo a força dos mesmos ventos, sofrendo com a mesma tempestades e aterrorizados com o mesmo medo. Mas em meio a todo aquele caos, só um homem parece ter ouvido a voz do Senhor. Só um homem mostrou ímpeto no meio da tribulação.

Pedro acreditou que Cristo podia sustentá-lo, por isso começou a descer do barco. Lembre-se que a água estava muito agitada, o vento ainda soprava muito forte e a água era fria. Curiosamente, Cristo ainda não tinha feito cessar a tempestade. Se já estava difícil sobreviver dentro do barco, imagine agora na água agitada. Pedro mesmo com muito medo, deixou seu ímpeto prevalecer. Ele firmou seus pés sobre as águas e ficou de pé. Que experiência fantástica! Ele desceu do barco confiando no chamado de Cristo, “vem”.

Havia riscos e perigos em descer do barco. A situação para Pedro poderia piorar muito. Atente que Pedro deixou para trás os outros onze discípulos. Pedro avançou, mesmo contra todas as probabilidades existentes. Pedro avançou mesmo que seu íntimo dissesse que era loucura. Pedro avançou mesmo que em sua experiência como pescador profissional nunca tivesse visto tal proeza. Pedro avançou mesmo tendo que largar tudo o que o apoiava. Pedro avançou mesmo que seu coração estivesse repleto de medo. Pedro avançou mesmo que os outros apóstolos não o quisessem largar. Pedro teve coragem, ousadia e intrepidez.

É importante entender que coragem não é a falta de medo. Porque se você não tiver medo, a coragem perde sua função. Coragem é agir mesmo na presença do medo. Não permita que o medo te paralise. Não permita que o medo roube de você a chance de contemplar o sobrenatural. Não permita que o medo seja tão grande em seu coração que bloquei a tua visão para o maravilhoso poder de Deus. Não deixe de ter uma experiência única com Deus. Quer andar sobre as águas? Quer ter uma experiência inesquecível ?

DESÇA URGENTEMENTE DO BARCO.
Sou devedor ao missionário Timóteo Reiner que me despertou para esta temática a muitos anos atrás.
Comentários
0 Comentários