Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

“Achei uma contradição na Bíblia!”


 

            Não é novidade para nenhum de nós, que muitas pessoas lêem a Bíblia exclusivamente em busca de erros ou contradições, com a restrita finalidade de atacar a doutrina da Inspiração tão defendida pelos cristãos. Fazendo pesquisas rotineiras na internet, me deparei coincidentemente com a seguinte frase: “Achei uma contradição na Bíblia”.  O autor da frase referida estava de maneira bem enfática declarando que Paulo e Tiago “bateram cabeças” no que se refere à justificação do pecador. Para este, a referência de Rm.4:1-3 é completamente oposta a Tg.2:20-24.

Vamos entender melhor esta APARENTE contradição citada entre estes textos para que não possamos acreditar que esta “pepita de ouro”, que o autor do artigo na internet confessa ter descoberto, tenha algum valor. Na verdade quero mostrar que tal afirmação não passa de “ouro de tolo”.

          O propósito de Paulo em Rm 3:9-5:21 é mostrar que o pecador culpado, que não possui justiça própria, pode obtê-la por meio da fé em Jesus Cristo. No momento em que o pecador crê, lhe é outorgada a justiça de Cristo, e conseqüentemente, é declarado justo por Deus.

A base da justificação do pecador diante de Deus é a justiça de Cristo que lhe é imputada, e o meio pelo qual esta justiça é recebida, é a fé somente. O ponto que Paulo deseja estabelecer é que os pecadores são aceitos por Deus, pela fé em Cristo, aparte de todo mérito pessoal. As obras do homem não têm nada a ver com a sua justificação diante de Deus. É neste contexto que o apóstolo declara: “concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei” (Rm 3:28).

Em Romanos, Paulo está escrevendo DOUTRINA, e tratando da questão de como uma pessoa é levada à paz com Deus. Tiago não está escrevendo doutrina, e sim examinando qual é a essência da fé autêntica, ou a evidência da fé justificadora.

Tiago se refere à necessidade das obras em relação à justificação. “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente” (2:24). Está falando de um Cristianismo justificado diante dos homens por meio de suas obras, enquanto Paulo em Rm 3:28 se refere ao pecador que é justificado diante de Deus aparte de suas obras.

A declaração de Tiago de que o cristão, que semelhante a Abraão foi justificado pelas obras (vs. 21-24), não é contrária a insistência de Paulo de que o cristão semelhante a Abraão, é justificado pela fé (Rm 3:28; 4:1-5), são afirmações que se complementam.  O mesmo Tiago cita Gênesis 15:6 exatamente com o mesmo propósito que o faz Paulo: mostrar que foi a fé que fez Abraão justo (vs. Tg.2:23; Rm 4:3ss).

Quero finalizar mostrando um quadro bem elucidativo sobre a questão:

 

PAULO
TIAGO
Justificação perante Deus
Justificação diante dos homens
A raiz da justificação
O fruto da justificação
Justificação pela
Justificação para obras
A fé como produtora de obras
As obras como a prova de que há fé

Comentários
0 Comentários