Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2012

A Bíblia é incompleta?


Existem certas indagações que talvez te incomodem ou já tenham te incomodado um dia. Por que Deus não escreveu apenas mais algumas linhas nas Escrituras para que todas as nossas dúvidas teológicas fossem respondidas? Por que Deus se omitiu em alguns pontos? Por que Ele não decifrou os assuntos nevrálgicos que tanto causam divergências entre as denominações cristãs? Por que não nos deu uma só instrução a mais que permitisse definirmos de um modo indiscutível os estilos de música e os instrumentos que devem ser usados no culto? Por que Deus não escreveu apenas mais uma palavra que permitisse de forma clara e objetiva que descobríssemos, por exemplo, quem foi o autor do livro de Hebreus e como Satanás caiu?

Estas e outras perguntas sempre incomodaram aqueles que desejam conhecer as Escrituras de uma forma mais profunda. O fato é que não podemos contar com tais acréscimos que gostaríamos, mas por que ocultar tais fatos? Por que Deus não substituiu apenas algumas linhas de genealogias já que quase ninguém gosta mesmo e inseriu tais respostas?

Minha reposta é dupla: A primeira é bem óbvia, mas nem por isso, significa que as mentes mais inquietas e questionadoras aceitem. A resposta é: Deus não quis. É exatamente isso, Ele deixou algumas lacunas em branco. Ele é Deus e tem direito de revelar o que lhe aprouver, Ele sabe o que é melhor para seus filhos e sendo assim, deixou certa margem para que aprendêssemos a exercer amor pelo próximo, respeito por pontos de vistas que não fossem exclusivamente o nosso, logicamente, desde que tais pontos não confrontem nenhuma das passagens normativas das Escrituras.

Ainda pensando na soberania de Deus, podemos concluir que tal privação de informações teve o objetivo de confrontar o homem com sua pequenez. O abismo intransponível para acesso a detalhes extras,  nos humilha, evidenciando o nosso devido lugar na hierarquia celestial. Só Deus é onisciente, e este atributo é incomunicável.

A outra resposta está relacionada com a questão de importância. Deus resolveu não revelar alguns pontos por que os achou dispensáveis. Não que os assuntos fossem irrelevantes, mas que, diante de infinitas informações possíveis, Deus revelou só o essencial, a cartilha com todas as informações necessárias à finita mente humana.

No que concerne as coisas de Deus, o homem já tem em suas mãos tudo o que precisa. Ele tem todas as questões possíveis acerca do céu e inferno (Soteriologia), tem as questões concernentes a maldade (Hamartiologia), tem as respostas a respeito das questões humanas (Antropologia) e etc... Além de tais informações a bíblia ainda fala da esperança diante da morte, sobre justiças e injustiças, sobre como encarar sofrimentos como poe exemplo o câncer, um atropelamento, desemprego e etc...

O maior problema do homem é que ao invés de se ater as verdades importantes, quer percorrer caminhos que não lhe dizem respeito. Que possamos aprender a seguinte lição: Temos na bíblia o estritamente necessário para a nossa sobrevivência. Não precisamos de mais nenhuma informação adicional, somente das verdades escriturísticas já reveladas.
Comentários
0 Comentários