A perícope de Marcos 1:1-8 é
classificada como uma pequena narrativa de introdução, dentro de uma narrativa
maior de ritmo.[1]
É de suma importância notar palavras chaves como: Jesus Cristo, Filho de Deus,
o caminho, o deserto; pois, muito além de expressões com simples significados,
temos a Teologia Marcana, iniciada nesta seção e desenvolvida no restante do livro. Por
exemplo: Jesus Cristo, o filho de Deus é o preâmbulo para duas citações
posteriores importantes, Cristo em Mc.8:29 e
o Filho de Deus em Mc.15:39.[2]
Esta narrativa introduz o introdutor
que profetizou acerca de Jesus - João. E nesta passagem, o Antigo
Testamento é o cadeado, e Jesus é a chave para destravá-lo. O menor (João)
introduziu o maior (Jesus). É conveniente afirmar que o evangelista não
quer que nos concentremos em João Batista, mas em Jesus Cristo, o Filho de
Deus.[3]
Existe mérito em notar a quebra
cronológica que acontece nesta perícope. Vê-se que o versículo 1 pertence ao
presente dos leitores cristãos de Marcos, “O Evangelho de Jesus Cristo, o Filho
de Deus”, mas os versículos 2,3 já visão levar os ouvintes e leitores
repentinamente para o passado, a muito tempo atrás, para o berço da promessa do
precursor.[4] No versículo 4 os ouvintes já são
novamente transportados para o cumprimento da promessa veterotestamentária. Assim,
observamos uma mudança não apenas temporal, mas também de protagonistas.
No 1 um, Jesus é a ênfase, nos versos 2-4 João Batista é enfatizado. Isto é relevante por marcar um recurso literário chamado Quiasmo do tipo ABCB1A1. O primeiro a ser anunciado, Jesus, o Filho de Deus, é o último a chegar. O segundo anunciado, João o mensageiro, é o penúltimo. O efeito que tal estrutura visa trazer tem algo a ver com João trazer Jesus para o primeiro plano.[5] Jesus é destacado como antecessor de João Batista, apesar de ter nascido posteriormente. Note a estrutura quiástica da passagem mostrada graficamente abaixo:
No 1 um, Jesus é a ênfase, nos versos 2-4 João Batista é enfatizado. Isto é relevante por marcar um recurso literário chamado Quiasmo do tipo ABCB1A1. O primeiro a ser anunciado, Jesus, o Filho de Deus, é o último a chegar. O segundo anunciado, João o mensageiro, é o penúltimo. O efeito que tal estrutura visa trazer tem algo a ver com João trazer Jesus para o primeiro plano.[5] Jesus é destacado como antecessor de João Batista, apesar de ter nascido posteriormente. Note a estrutura quiástica da passagem mostrada graficamente abaixo:
A1. Filho amado - vers. 11
Devido este quiasmo fazer parte
da estrutura literária da narrativa de Marcos, nota-se a importância de se
manter a expressão υἱοῦ θεοῦ no texto original, pois sem ela, as amarras criadas pelo
próprio autor do livro são quebradas e o texto perde sua forma.
Espero que estes posts tenham
ajudado ao querido leitor a ter uma perspectiva completamente diferente do
texto. Note como é importante aprofundar a pesquisa. Não acredite em artigos
que tentam denegrir a fé cristã, sem antes ter uma postura inquiridora e
responsável sobre o assunto. Que Deus nos abençoe.
[1]
ALTER, Robert e KERMODE Frank. Guia
Literário da Bíblia. Fundação Editora da UNESP. 1997. São Paulo. p. 439
[2] Ibid.
[3] SBJT - Southern
Baptist Journal of Theology 8:3 (Fall 2004) p. 8 Exegetical Issues in Mark’s
Gospel. Robert H. Stein
[4]
ALTER, Robert e KERMODE Frank. Guia
Literário da Bíblia. Fundação Editora da UNESP. 1997. São Paulo. p. 439
[5]
ALTER, Robert e KERMODE Frank. Guia
Literário da Bíblia. Fundação Editora da UNESP. 1997. São Paulo. p. 439