Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Não tenha medo!!!


Na nossa série de devocionais sobre os mandamentos de Jesus Cristo, chegamos agora a um imperativo de caráter fundamental. Os últimos dois mandamentos estavam ligados diretamente a nossa qualidade de vida. Primeiramente Jesus nos ordenou a termos uma vida alegre, depois a não andarmos ansiosos. Hoje ainda abordando a qualidade de vida cristã, Jesus nos exorta:

Leitura: Mc.5:36  


Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente.


O medo tem o poder de nos paralisar. Ele é uma espécie de desconforto físico e emocional que podemos sentir sobre qualquer coisa conhecida ou desconhecida. Ele tende a surgir quando sentimos que não temos nenhuma capacidade de controlar ou lidar numa determinada situação.
Quando paramos no semáforo da impotência, o medo como um assaltante, rapidamente nos pede a bolsa. O medo é sem dúvida um visitante indesejado que senta na poltrona de nossa sala sem pedir a nossa permissão. O medo está por trás de muitos fracassos, enfermidades e desalentos. Incrível como somos invadidos pelo medo do passado, do futuro, da aposentadoria, de ter filhos, da morte, do desemprego, da solidão etc.
            Jesus Cristo conhecendo a nossa estrutura frágil nos ordena: Não tenha medo. O mais intrigante desta passagem é que ao invés de dizer: Não temas, seja porém corajoso, afirma: “não temas e creia somente”. Olhando rapidamente a ordem certa nos parece estranha, por isso precisamos refletir. Sabe por que medo e fé? Porque “o verdadeiro oposto do medo não é a coragem, e sim a fé”.
            “O medo vê o que o homem vê, a fé vê o que Deus vê”. Quando você tem fé verdadeira,  não vê mais um problema indissolúvel, seus olhos não são mais restritos e limitados. Com fé você é capaz de vislumbrar a solução dos problemas. Olhos espirituais conseguem vê o horizonte mesmo em meio à tempestade. Olhos de fé não temem, pois podem contemplar o poder e glória de Deus.

Hebreus 11:1  Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.


O que vemos em Mc. 5:36 é a ordem de não temer acompanhada da fórmula para que você consiga esta proeza. Precisamos urgentemente exercitar a nossa fé, confiar que Deus irá sempre cuidar de nós, e nos colocarmos no centro de sua vontade.

Lembre-se: Não ter medo é uma ordem. Medo e fé são opostos entre si. Gostaria de encerrar com uma passagem bíblica que ilustra muito bem tudo o que dissemos até este ponto.    2 Re.6:15-17

Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?
Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
Comentários
0 Comentários