Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Até eles Senhor?



Leitura: At.1:8

“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

Normalmente este texto é citado para tratar sobre a abrangência de Missões no mundo. Vejo esta passagem como uma espécie de diretriz para ensinar a igreja como esta deve contribuir com missões. Não sei se os irmãos já olharam para este texto desta maneira.
Missões na prática: Normalmente quando vamos ajudar financeiramente algum missionário temos alguns critérios básicos, tais como: denominação que pertence, regra de fé que professa, campo missionário etc. Algo que pode ser muito interessante para a Igreja local é também se basear em At.1:8. Com Jerusalém representando missões locais, Judéia e Samaria representando missões nacionais e os confins da terra representando missões transculturais. Então uma igreja que já contribui com missões locais, devia agora passar a ter como prioridade ajudar missões nacionais e após atingir este alvo, contribuir também com missões transculturais. Esta é uma visão muito desafiadora sobre missões além de ser um norteamento bíblico de como a Igreja deve pensar em missões.
Um detalhe em missões nacionais: Mas o que desejo destacar neste texto é uma localidade específica. Lendo este texto você nota que missões locais é representada apenas por uma localidade (Jerusalém), missões transculturais é representado também por apenas uma designação generalizada (confins da terra), mas para representar missões nacionais é citada duas localidades Judéia e Samaria. Por quê? Será que é apenas uma citação sem importância? Eu creio que não. A passagem poderia ter citado apenas a Judéia e pronto, mas por que citar também Samaria?
Esta comissão não soa muito estranha aos nossos ouvidos, mas aos ouvidos daqueles judeus que estavam com Cristo foi uma ordem revolucionária. Para entendermos bem vamos lembrar quem eram os samaritanos.
            História: Não é novidade que os Judeus e os Samaritanos eram inimigos. Por quê? Israel foi divida em dois reinos após a morte de Salomão. Reino do norte Israel e o Reino do Sul Judá. Israel foi conquistada pela Assíria no ano 722 a.C. A estratégia militar da Assíria era misturar os povos conquistados para que eles perdessem o amor pela pátria, perdesse a nossa de patriotismo e assim não quisessem novamente restaurar a nação. Foi exatamente isto o que aconteceu com o reino do Norte. Eles perderam a linhagem, a pureza. Sendo assim os judeus os consideravam impuros, falsos judeus. Além disso, por várias vezes os samaritanos não apoiaram a Israel durante a história. Por isso este grande ódio. Então o que Jesus estava ordenando era uma paz em nome do evangelho.
Os samaritanos atuais: Os samaritanos hoje representam para nós os párias da sociedade. Aquelas pessoas rejeitadas, aquelas pessoas que sofrem com preconceitos, os nossos inimigos, aquelas pessoas que não gostamos.  Veja como Jesus amplia os limites. Jesus não estava se referindo apenas a transpor barreiras geográficas, mas também barreiras culturais e sentimentais. Jesus estava dando um novo sentido a missões. A partir daquela comissão nunca mas se poderia definir missões da mesma maneira. Aquela comissão nos informa que a primeira barreira que deverá ser transposta é a do nosso próprio coração.
A partir de agora quando você tiver uma oportunidade de falar de Cristo para pessoas que você não se sente a vontade: lixeiros, porteiros, pedintes, homossexuais, negros etc. Lembre-se que você foi comissionado, chamado para ser missionário a eles também.
Comentários
0 Comentários