Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Trindade e o Casamento

Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja ; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
   Gênesis 2:18


Deixe-me fazer uma pergunta para você pensar: Como Deus poderia saber que não era bom que o homem estivesse só? Já pensou nisso? Como Deus poderia dizer que a solidão não era boa, se Ele mesmo esteve toda a eternidade antes da criação sozinho?
Repare na beleza do Deus do cristianismo. Você sabia que o cristianismo é a única religião do mundo capaz de responder a este questionamento? A Bíblia é o único livro capaz de explicar o anseio no coração do homem por se relacionar, por ter um companheiro ao lado, ter alguém. Como explicar este desespero das pessoas por ter um parceiro? Um casamento mal acaba e as pessoas já entram noutro, não conseguem permanecer sozinhas, por quê? Qual é a sua resposta? Caro amigo só a trindade é capaz de responder a estas indagações.
Primeiramente, Deus podia julgar que não era bom que o homem estivesse só, porque o nosso Deus nunca foi solitário. Ele nunca sentiu solidão. Diferente do Deus do corão, budismo etc. Só as três pessoas da trindade sempre mantiveram uma comunhão perfeita e eterna. Só o Deus do cristianismo é 3 e 1 ao mesmo tempo. Isto é singular e exclusivo. Por isso não aceitamos a ideia de que todo Deus é igual. Que todos os caminhos levam ao mesmo Deus. O Deus do cristianismo é único. Note a importância da doutrina na trindade. Ela interfere diretamente nos relacionamentos humanos.
Um outro ponto importante que também precisa ser destacado está no versículo de Gn.2:24

Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.


Há séculos tem-se tentando explicar em sua plenitude o que significa marido e mulher serem 2 e 1. Alguns teólogos tem dito que aponta para uma união sexual, união psicológica, união física, união social etc... Concordo com todos estes pontos. Mas creio que jamais teremos a compreensão exata. Sabe por quê? Porque estamos diante da mesma fórmula da trindade. Como entender 3 pessoas e uma essência? Da mesma maneira, como entender 2 pessoas e 1 essência ou uma só carne? Note que a família é uma imagem de Deus na terra. 
Quer compreender a família? Conheça primeiramente o Deus que formou esta  belíssima estrutura.
Comentários
0 Comentários